quinta-feira, 20 de maio de 2010

Matos comemora aprovação do Ficha Limpa


O vereador Moritos Matos (PDT) comemorou a aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Matos, usou a tribuna no pequeno expediente desta quinta-feira, 20, para destacar a importância da proposta aprovada por unanimidade ontem no senado: foram 76 votos a favor da nova lei.
“A aprovação da nova lei é uma vitória da pressão popular, que cobrou a votação do projeto. Apesar das brechas que ainda apresenta, a nova lei vai ajudar o povo a observar e escolher melhor os seus representantes. Espero que o presidente Lula sancione o Ficha Limpa e que a lei já comece a valer nas eleições de 2010”, disse o vereador pedetista.
O parlamentar pontuou ainda que a nova lei afasta quem jamais deveria estar no poder público. “Ela vai enibir que criminosos tenham a chance de ludibriar o povo. Essa é uma vitória da democracia, dos que prezam por uma política limpa e transparente”, destacou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agora 15 dias para sancionar o Ficha Limpa. Caberá à Justiça definir se a legislação começa a valer nas eleições de outubro deste ano ou somente para o pleito municipal de 2012. O Ficha Limpa, chegou a ficar mais de sete meses na Câmara para ser votado, graças a mobilização social a votação do projeto foi antecipada.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Calibração prepara profissionais para pesquisa SB Brasil

Começou nesta segunda-feira, 17, a oficina de Calibração de examinadores e anotadores (cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal) para SB Brasil 2010. A pesquisa terá início no próximo dia 24, e colherá dados e informações sobre a saúde bucal em todo o país. O objetivo é melhorar o planejamento das políticas públicas direcionadas a esta área.

“A calibração vem fazer com que todos os pesquisadores possuam o mesmo olhar sob cada um dos quesitos que serão avaliados durante a colheita de dados deste levantamento, o que confere maior credibilidade a pesquisa”, explicou a coordenadora do SB Brasil em Sergipe, Tereza Cristina Mesquita.

Em Aracaju, a oficina vai capacitar três turmas. Cada uma delas passará pelo processo de calibração de 32 horas, sendo 16 teóricas e 16 práticas. As aulas acontecem das 7h30 às 17horas no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado na Rua Carlos Prestes, n° 96, Ponto Novo.

A assessora técnica do programa Saúde Bucal, Agda Freire, uma das calibradoras responsáveis, informa que os participantes desta primeira turma estão sendo orientados quanto aos métodos, instrumentos e identificação a serem utilizados durante a pesquisa. “Eles estão conhecendo a ficha consensual onde se registra as informações colhidas; e o PDA, aparelho do IBGE que faz a computação dos dados. A partir de amanhã serão visitados estabelecimentos públicos como escolas, creches, quartéis e unidades de saúde, para treinamento da parte prática”, destacou.


Aracaju no SB Brasil 2010

Nesta capital, serão examinadas um total de 1410 pessoas em domicílio. Os grupos de interesse da pesquisa abrangem a seguintes faixas etárias: 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, e 65 a 74 anos. “Os exames são indolores, não demoram mais do que vinte minutos e serão realizados por equipes identificadas pela utilização de uniforme padronizado e crachás. Todo o material utilizando durante os exames será descartável”, salientou a coordenadora do Programa Municipal Saúde Bucal, Iucema Santana Santos.

Dez equipes vão atuar durante o período da pesquisa, cada uma composta por um examinador e um anotador. O ponto de partida para a realização da pesquisa serão as oficinas de calibração de examinadores e anotadores (dentistas e auxiliares de saúde bucal) que acontece nos dias 17, 18, 24 de maio e no dia 7 de junho.

Dentre os bairros sorteados para participar da pesquisa estão Centro, Salgado Filho, Suíssa, Grageru, Cirurgia, Siqueira Campos, Atalaia, José Conrado, Aeroporto, 18 do forte, Santos Dumont, Jardim Centenário, Inácio Barbosa, Santo Antônio, Lamarão, Cidade Nova, Jabotiana e Coqueiral. Alguns bairros terão duas áreas censitárias a serem visitadas na pesquisa, são eles: Ponto Novo, Coroa do Meio, Farolândia, São Conrado, Bugio e Soledade.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prefeitura reforça combate a dengue no bairro Cidade Nova


A Prefeitura de Aracaju, sempre atenta ao controle e combate do vetor da dengue, intensifica os trabalhos da Força Tarefa durante toda esta semana no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. O reforço nos trabalhos tem como base os resultados do último Levantamento de Índice Rápido (Lira), que constatou o aumento do número de focos em alguns quarteirões do referido bairro.

“Nesse período de chuvas, o Lira observou um crescimento nos focos de dengue em locais inerentes a depósitos naturais como vasos de plantas, buracos de árvores e também em depósitos de lixo e outros resíduos sólidos. Portanto estamos redobrando os trabalhos de eliminação mecânica e química dos focos de dengue naquela localidade e pedimos às donas de casa que eliminem os possíveis focos de dengue nos quintais”, disse Taíse Cavalcante, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju.

Neste sábado, ponto alto da ação, os trabalhos serão direcionados a área do Japãozinho. Cinquenta agentes de endemias e cerca de 15 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuarão nos quarteirões daquela localidade, a meta é a visitação de 1340 imóveis. O ponto de partida dos agentes é a Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto.

Curso introdutório para novos agentes de combate a dengue

Começa nesta segunda-feira, 17, o curso que visa capacitar os 20 novos agentes de endemias no combate a dengue em Aracaju. Eles foram convocados segundo critério de classificação no concurso público municipal, realizado em dezembro de 2008. A capacitação se estende até o dia 21 de maio.

“Serão 40 horas de curso, dezesseis para o acolhimento dos recém-chegados no serviço público, orientando sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Único de Saúde no Brasil e em Aracaju. Nas 24 horas restantes, os novos agentes serão informados sobre os trabalhos da dengue como identificação geográfica e territorial, aplicação dos larvicidas e inseticidas, e sobre a biologia e doença dengue”, explicou Taíse.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Asilo Rio branco sedia a abertura da Campanha de vacinação do idoso


No próximo sábado, 8, começa a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe Comum (Influenza Sazonal). Em Aracaju, a abertura da campanha acontece a partir das 8 h, no Asilo Rio Branco, e segue o slogan da campanha nacional: Quanto mais prevenção, mais proteção.

“Além de terem à disposição a aplicação da vacina, os idosos do Asilo Rio Branco vão participar de práticas integrativas de massoterapia e exame para identificação de possíveis lesões de câncer de boca. Os meninos e meninas da terceira idade também vão assistir a apresentações de dança e dos Corais dos Grupos de Idosos da Unidade de Saúde Niceu Dantas e da Maçonaria”, conta a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reab), Eurides Rosa Carvalho.

Ainda de acordo com Eurídes, a escolha do asilo para a abertura da campanha de vacinação teve um objetivo específico. “Queremos com isso sensibilizar a comunidade para a valorização da história desses indivíduos e da contribuição que eles deram a nossa sociedade, mostrando também a necessidade que eles possuem da nossa visita e carinho”.

A meta da campanha, para este município é vacinar, até o dia 21 de maio, 45 mil idosos, o que corresponde a 80% da população aracajuana com idade a partir de 60 anos. O idoso portador de doenças crônicas, além de receber a vacina contra a gripe comum, também será imunizado contra a influenza H1N1.

“No sábado, a população idosa de Aracaju poderá estar se vacinado nos dois shoppings da cidade, das 10 às 17 horas. E, a partir de segunda-feira, a vacina estará disponível em todas as 43 Unidades de Saúde da Família, das 8 às 17 horas. Para se vacinar, o idoso deve buscar o posto de vacinação mais próximo de casa, munido da carteira da vacinação”, orienta a coordenadora da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe em Aracaju, a técnica de imunização Débora Moura.

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe, ao longo destes doze anos de atuação, conseguiu reduzir em 20% o número de internações e mortalidade de idosos por complicações da Influenza Sazonal em todo o país.