Começou nesta segunda-feira, 17, a oficina de Calibração de examinadores e anotadores (cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal) para SB Brasil 2010. A pesquisa terá início no próximo dia 24, e colherá dados e informações sobre a saúde bucal em todo o país. O objetivo é melhorar o planejamento das políticas públicas direcionadas a esta área.
“A calibração vem fazer com que todos os pesquisadores possuam o mesmo olhar sob cada um dos quesitos que serão avaliados durante a colheita de dados deste levantamento, o que confere maior credibilidade a pesquisa”, explicou a coordenadora do SB Brasil em Sergipe, Tereza Cristina Mesquita.
Em Aracaju, a oficina vai capacitar três turmas. Cada uma delas passará pelo processo de calibração de 32 horas, sendo 16 teóricas e 16 práticas. As aulas acontecem das 7h30 às 17horas no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado na Rua Carlos Prestes, n° 96, Ponto Novo.
A assessora técnica do programa Saúde Bucal, Agda Freire, uma das calibradoras responsáveis, informa que os participantes desta primeira turma estão sendo orientados quanto aos métodos, instrumentos e identificação a serem utilizados durante a pesquisa. “Eles estão conhecendo a ficha consensual onde se registra as informações colhidas; e o PDA, aparelho do IBGE que faz a computação dos dados. A partir de amanhã serão visitados estabelecimentos públicos como escolas, creches, quartéis e unidades de saúde, para treinamento da parte prática”, destacou.
Aracaju no SB Brasil 2010
Nesta capital, serão examinadas um total de 1410 pessoas em domicílio. Os grupos de interesse da pesquisa abrangem a seguintes faixas etárias: 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, e 65 a 74 anos. “Os exames são indolores, não demoram mais do que vinte minutos e serão realizados por equipes identificadas pela utilização de uniforme padronizado e crachás. Todo o material utilizando durante os exames será descartável”, salientou a coordenadora do Programa Municipal Saúde Bucal, Iucema Santana Santos.
Dez equipes vão atuar durante o período da pesquisa, cada uma composta por um examinador e um anotador. O ponto de partida para a realização da pesquisa serão as oficinas de calibração de examinadores e anotadores (dentistas e auxiliares de saúde bucal) que acontece nos dias 17, 18, 24 de maio e no dia 7 de junho.
Dentre os bairros sorteados para participar da pesquisa estão Centro, Salgado Filho, Suíssa, Grageru, Cirurgia, Siqueira Campos, Atalaia, José Conrado, Aeroporto, 18 do forte, Santos Dumont, Jardim Centenário, Inácio Barbosa, Santo Antônio, Lamarão, Cidade Nova, Jabotiana e Coqueiral. Alguns bairros terão duas áreas censitárias a serem visitadas na pesquisa, são eles: Ponto Novo, Coroa do Meio, Farolândia, São Conrado, Bugio e Soledade.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Calibração prepara profissionais para pesquisa SB Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário