A sessão especial desta quinta-feira, 12, na Câmara Municipal de Aracaju veio homenagear a passagem do Dia do Estudante, comemorado ontem, 11 de agosto. Requerida pelo vereador Moritos Matos (PDT), a sessão tratou da importância e contribuição da classe estudantil para o crescimento deste município, de Sergipe e do Brasil.
Representantes e presidentes dos diretórios estudantis de Aracaju e todo o Estado de Sergipe, além de estudantes do Colégio Estadual Governador Valadares estiveram presentes à Câmara nesta oportunidade. No pronunciamento de abertura da sessão especial, o vereador Moritos Matos lembrou a história de surgimento da data que comemora o Dia do Estudante neste país.
“Cem anos após 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro II fundou os dois primeiros cursos universitários de direito no Brasil, foi intuído o Dia Nacional do Estudante. Sem dúvida esta é uma data que precisa ser comemorada, todos um dia já fomos estudantes, está é uma tarefa difícil, árdua, mas não impossível”, destacou o parlamentar.
O Presidente da União Sergipana dos Estudantes (USES), Abi Custódio, fazendo uso da tribuna, destacou a iniciativa da caravana da USES em favor da juventude e contra o craque. “Esse é um mal que vem tomando conta da nossa sociedade e afeta um número cada vez maior de estudantes”, afirmou o estudante antes de reiterar, “Precisamos também avançar mais no sentido de garantir ao aluno que sai do Ensino Médio o acesso a educação superior”.
Já o líder da União Nacional de Estudantes de Aracaju (UMGA), Everton Bomfim chamou a atenção dos parlamentares e convidados presentes à sessão para as ações desenvolvidas pelo seu diretório no âmbito cultural e esportivo e lembrou a Lei orgânica 335 . “Segundo esta lei o estudante teria direito a pagar 1/3 da passagem, peço aos parlamentares desta casa uma atenção especial no sentido de trazer uma lei semelhante para o município de Aracaju”.
Para o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Caio César Pinheiro, a educação no Brasil avançou, mas ainda é muito falha. “Uma das causas é a velha questão de se manter neste país um Ensino Médio decorativo, ele precisa mudar e começar a ser um ensino de verdadeira aprendizagem”, pontuou o jovem.
A diretora da União Nacional dos Estudantes em Sergipe, Niully Campos, lembrou do aniversário de 73 anos da UNE e parabenizou a luta diária de todos os estudantes. “Parabenizo-os pelas conquistas importantes que já foram alcançadas como o sucesso do revolucionário Pró- Une e os investimentos do Fundo Social do Pré-Sal direcionados à educação. Parabenizo aos estudantes que conhecem uma realidade dura, enfrentam ônibus lotados, mas não abrem mão de aprender, pois são apaixonados pelo conhecimento”, enfatizou.
Os vereadores Valdir santos (PT do B),Simone Góis ( PT), Ivaldo José (PDT ), Rosângela Santos (PT ), Fábio mitidierei (PDT ), Elber Batalha Filho (PSB) e o presidente da casa, Emanuel nascimento, também se manifestaram parabenizando o vereador Matos pela iniciativa da sessão e destacando questões importantes para a melhoria da qualidade da educação.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário