sexta-feira, 9 de abril de 2010

Neste sábado acontece vacinação contra o vírus H1N1

Quem não possui tempo disponível durante a semana e não pôde procurar a vacina contra a gripe H1N1 vai ter neste sábado, 10, uma oportunidade única. O Ministério da Saúde vai propiciar a aplicação da vacina em todas as unidades de saúde do país, das 8 às 17 horas, para a população de 20 à 29 anos e para o grupo de gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos.

Em Aracaju, a imunização contra a gripe H1N1 vai acontecer em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelo município. O objetivo da campanha é contribuir para a redução da morbimortalidade pelo vírus influenza H1N1, reduzir o risco de expansão desse vírus e ainda vacinar os grupos prioritários pelo maior risco de adoecer, ter complicações e morrer.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 em Aracaju, Débora Moura, fala que a importância da ação que acontece neste sábado se destaca por dar condições à população trabalhadora de ter acesso à vacina. “Essa é um maneira de fazer com que a classe trabalhadora, que não pode buscar o serviço de saúde durante a semana, encontre um dia favorável para se vacinar”, pontuou.

Nesta capital, a meta de vacinação para o grupo priorizado nessa etapa da campanha, (adultos de 20 a 29 anos) visa imunizar 108.535 pessoas. Até agora foram aplicadas 9.624 doses da vacina, o que revela um percentual de apenas 8,87% de cobertura total da população referida.

Diante desses números, Débora Moura ressalta a importância de o público-alvo buscar a vacina o quanto antes. “É extremamente necessário que os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde se vacinem antes da chegada do inverno, pois neste período a trasmissibilidade da doença é maior”, alerta a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário